CABELOS: CURIOSIDADES

Cabelos que provocam paixão ou ódio. Cabelos que te fazem sorrir ou acordar de mau humor numa simples “olhadela” no espelho. Cabelos e cabelos. Os tão falados e sonhados cabelos. Cabelos, esta tal paixão nacional feminina… Já que tanto se fala deles, por que não saber algumas pequenas curiosidades deste tão comentado “fiozinho”?

 

01 – Cabeludos como macacos

Estudos mostram que somos cabeludos como os macacos. A densidade de pêlo por centímetro quadrado no couro cabeludo não é muito diferente da de um chimpanzé. As maiores densidades estão entre as pessoas loiras, uma média de 146 mil fios, seguido pelas morenas, com cerca de 110 mil fios. Depois vêm as pessoas com cabelos castanhos, com mais ou menos 100 mil fios. No entanto, essa é uma base aproximada, já que isso varia bastante de acordo com a genética de cada um.

 

02 – A cor dos cabelos

Se você tem fios escuros, claros ou ruivos, isso é graças à melanina (pigmento) contida no seu cabelo. Existem dois tipos diferentes: a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina é dominante. Se a pessoa tem cabelo no tom de  marrom claro ao preto, existe muito deste pigmento. Se é loira, então a eumelanina existe em pouca quantidade. Quem é ruivo possui a feomelanina. Ela é a responsável pelos fios vermelhos e é muito rara, ocupando meros 3% do universo de cabelos.

03 – Fios grisalhos

Os cabelos brancos, na verdade, são cinzas, e a principal causa deste clareamento dos fios é a acumulação de peróxido de hidrogênio, o desgaste dos folículos capilares e a fraca pigmentação. Muitos povos associam o cabelo grisalho à experiência de vida. E por causa disso, na era vitoriana, jovens mulheres inglesas usavam joias feitas de cabelos cinzas das mães ou avós mortas. Elas acreditavam que assim ganhariam qualidades como inteligência e maturidade.

04 – As loiras atraem mais?

Muitos homens consideram as loiras mais atraentes. Mas isso pode ser explicado cientificamente. Segundo os cientistas, mulheres de cabelos claros têm níveis mais altos de estrogênio do que as outras. Em contrapartida, elas são mais suscetíveis à degeneração da visão e é por isso que muitas usam óculos.

05 – 100 fios por dia

Em média, uma pessoa pode perder cerca de 100 fios de cabelos por dia, isso se ela não tiver nenhum problema capilar. Os fios caem na hora de pentear, secar ou lavar os cabelos. Faz parte do seu ciclo natural de vida, ou seja, eles nascem crescem e morrem.

Porém, se você notar uma queda excessiva de cabelos, procure um dermatologista para tentar descobrir o que está acontecendo. Em muitos casos, a queda de cabelos pode estar associada ao stress ou a uma dieta pobre em nutrientes.

06 – Cabelos brancos sempre

Todo mundo já ouviu falar que quando arrancamos um cabelo branco, outros dois nascerão no local. Será que é verdade? Não, não é. Tudo isso é mito. Porém, é preciso saber que o fio arrancado não nascerá na tonalidade natural do seu cabelo. Ou seja, se você o arrancou branco, ele nascerá novamente na mesma cor. E se a retirada for excessiva, cuidado, uma falha pode aparecer no seu couro cabeludo e novos fios podem deixar de crescer.

Compartilhe
Share