PARABENOS: VILÕES OU MOCINHOS?

Você costuma ler a composição dos cosméticos que compra? Se a resposta for não, saiba que pode estar colocando sua saúde em risco, mesmo que para você se trate de um simples shampoo. Aliás, são nos cosméticos para cabelos que se encontram os tão polêmicos “parabenos”.

Em torno deles, giram duas grandes dúvidas? Estes conservantes provocam câncer? Estes conservantes provocam alergias?

A médica tricologista Marcela Mattos Simões alerta que o ideal é evitarmos os produtos que contenham parabenos, uma vez que ainda não existe um consenso dentro do mundo médico sobre os riscos destes conservantes para o ser humano. “A escolha sobre consumir ou não produtos que contenham parabenos é exclusiva do consumidor.  Mas como existem muitas alternativas, é sempre prudente não correr riscos e optar por produtos naturais. É o que costumo indicar para os meus pacientes”, completa a tricologista.

Segundo Marcela Mattos, o risco do desenvolvimento de câncer já foi questionado, porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não existem provas contundentes que relacionem os parabenos ao desenvolvimento da doença. “A preocupação é com o fato de que alguns estudos apontam que esse conservante pode gerar reações alérgicas cutâneas e ainda o envelhecimento precoce da pele”, afirma.

Os parabenos são uma classe de compostos químicos que atua como guardiã do produto, ou seja, protege contra microorganismos que podem deteriorar o cosmético. Além de produtos para os cabelos, também podem conter parabenos as maquiagens, os desodorantes, hidratantes, esmaltes, óleos, loções infantis, perfumes, alguns alimentos e remédios.

Mas é por isto, que você precisa se desesperar. Calma porque no mercado, existem diversas opções de produtos que não utilizam parabenos em sua composição, portanto, são alternativas mais seguras ao consumidor.

Para cabelos, por exemplo, tem toda a linha de produtos Walory , que é livre de parabenos. Outro diferencial importante da marca de tratamento profissional capilar é o uso de ativos naturais e de óleos essenciais na formulação dos seus itens.

Compartilhe
Share