S.O.S. Cabelos no inverno: cuidados na lavagem

Você já reparou que no verão nos preocupamos em cuidar mais dos cabelos? Como eles ficam mais expostos ao sol, água do mar e cloro da piscina, tentamos evitar que esses agentes danifiquem os fios. Mas nem todas se lembram de que adotar cuidados especiais no inverno, ou nos dias mais frios em geral, também é essencial para ter madeixas com mais vida. Confira algumas dicas simples para adotar em seu cotidiano a partir de agora.

S.O.S. Cabelos no inverno: cuidados na lavagem

Quando as temperaturas caem, parece irresistível tomar banho na água mais quente possível, não é mesmo? Mas esse hábito é péssimo para os cabelos, porque remove quase por completo o óleo natural que temos no couro cabeludo e que serve para lubrificar os fios. O resultado é o ressecamento na certa! Por isso, a primeira dica é utilizar água morna, numa temperatura mais amena.

Antes de sair do banho, tome coragem e despeje um jato de água fria por toda a extensão do seu cabelo, pois ela vai selar as cutículas e deixar com muito mais brilho. Quando estiver completamente seco, você vai agradecer a si mesma por ter feito isso!

Outro hábito interessante para adotar no inverno é lavar os cabelos em dias alternados, porque eles acabam demorando mais para secar durante esse período. O ideal é que a lavagem seja feita três vezes por semana. Algumas mulheres têm dificuldades com isso, especialmente as que se exercitam todos os dias e suam no couro cabeludo. Para elas, o shampoo a seco é uma excelente forma de manter o cabelo limpo entre as lavagens.

Jamais vá dormir com os cabelos molhados, esse conselho do tempo das nossas avós faz todo o sentido. Ao se deitar no travesseiro sem que os fios e o couro cabeludo estejam completamente secos, há grandes chances de acontecer o desenvolvimento de bactérias que provocam a queda. Portanto, se você quer evitar o uso do secador, tente se programar para tomar banho mais cedo.

Durante a lavagem, massageie delicadamente o couro cabeludo, porque dessa forma você está ativando a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação e, por consequência, colaborando com o crescimento dos fios.

Dicas extras para depois do banho

Para ficar com cabelos de princesa mesmo durante o inverno, após a lavagem, você pode seguir essas outras dicas:

• Vai usar secador ou chapinha? Não faça isso sem antes apostar no protetor térmico;

• Evite posicionar o secador muito quente próximo da raiz, porque o calor ajuda a ressecar ainda mais o couro cabeludo e a provocar o efeito rebote, ou seja, as glândulas sebáceas trabalham mais para tentar compensar isso e o couro cabeludo fica oleoso;

• Aposte nas hidratações semanais;

• Troque o condicionador por uma máscara de tratamento, que tem efeito mais potente.

Se você sente que os seus cabelos ficam mais ressecados no inverno, invista no kit Power Hydrate da Walory, com shampoo, condicionador e leave-in que hidratam de dentro para fora, além de deixar os fios mais resistentes e com muito mais brilho.

Compartilhe