TRANSIÇÃO CAPILAR

A transição capilar é uma fase de aceitação. É quando você decide mudar e ser quem você é, vai muito além de mudar apenas o cabelo, é ter o seu estilo, se sentir livre e colocar a sua autoestima lá em cima!

Um momento de muita importância para quem passou por processos químicos durante um longo período, perdendo a sua identidade e muitas vezes nem lembrando de como era o seu cabelo antes de procedimentos como: relaxamento, progressiva, permanente e outras formas de alisastes.

Nos últimos anos, muitas pessoas abriram mão de tudo isso para terem os seus cabelos naturais, um processo demorado e que necessita muita paciência, entretanto, gratificante para quem quer se conhecer novamente.

Se você é uma dessas pessoas que está afim de um recomeço, esse texto é para você!

Você já notou que os cabelos black power e cacheados estão super em alta? Finalmente chegou o momento de assumir as suas madeixas e sentir a liberdade de acordar de manhã sem precisar retocar a chapinha, apenas se olhar no espelho e se sentir poderosa do jeitinho que é, poder sair pelas ruas se sentindo bela e única, afinal, a maior bobagem é achar que você precisa ter os cabelos iguais ao de outra pessoa, ou sentir que precisa alisar os cabelos para entrar em um padrão decidido por alguém. Quando você decide se amar e amar os seus cabelos, tudo ao seu redor se transforma também!

Então preste bem atenção nas dicas preciosíssimas que eu vou compartilhar aqui.

1° Para você ter o seu cabelo natural, você tem que estar disposta a aguentar alguns meses e até mesmo alguns anos para chegar ao resultado desejado. Transição capilar não é um passe de mágica, não vai parecer um gênio da lâmpada e concretizar o seu desejo em alguns segundos. É um processo demorado e de muita paciência. Eu, por exemplo, demorei 1 ano até chegar perto do tamanho que queria (acabei cortando antes), e inúmeras vezes pensei em desistir, mas aguentei firme e forte, então se você aceitou o desafio, não pode deixar nada te abalar durante o caminho, pense no resultado incrível que terá.

2° O seu cabelo vai ficar metade liso e metade natural, não tem para onde escapar. No começo você vai querer se render ao processo químico novamente, vai te incomodar ficar com as pontas lisas e a raiz enrolada. A dica que eu tenho para vocês é: use e abuse de produtos, vitaminas e uma boa alimentação que ajudam o seu cabelo a crescer rapidamente, assim você poderá ir cortando e se livrando das pontas lisas. No meu caso, passei a minha transição de trancinhas box braids, tirando e refazendo a cada 2 meses. Depois de um ano, quando decidi tirar definitivamente, meu cabelo já estava em um tamanho para deixá-lo natural. É uma opção para quem quer aproveitar essa fase utilizando de um estilo diferente e despojado.

3° Cuidar os seus cabelos! Como eu já disse no tópico acima, o crescimento dos seus fios acontecerá se tiver uma dedicação maior. Cabelos que passaram por processos químicos são consequentemente mais frágeis e detonados. Para recuperar tudo o que perdeu durante anos é necessário um tratamento capilar de qualidade, com ativos que tragam força e vida para as suas madeixas. Uma super dica é o cronograma capilar, ele consiste em uma tabela de hidratação, nutrição e reconstrução para recuperar variadores tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso. Na transição capilar, muitas meninas continuam fazendo a famosa chapinha nos cabelos para esconder as raízes onduladas, o que nos faz perder nutrientes e massa capilar, o cronograma é uma forma de repô-los. Prometo fazer um texto especialmente sobre o cronograma, ok? Afinal, vai servir para todos que querem um cabelo mais saudável.

4° A minha última dica é: não tenha medo do novo! Chegará o tão esperado momento de assumir seu black power ou cachos, você que esperou muito por isso aproveite o momento para mergulhar nessa nova etapa, para poder mostrar ao mundo a sua personalidade! Se renove! Se olhe no espelho todos os dias e diga para você mesma o quanto você é linda e maravilhosa. Você não precisa da aprovação de ninguém que não seja você mesma, ok?

O cabelo é um dos maiores patrimônios da mulher, cuide do seu, se vista de você mesma, levanta a sua autoestima e esteja pronta para conquistar o que desejar!

Por: Nádia Reis.

Compartilhe
Share